; Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Moda do anos 50


Vamos começar com uma pequena história. Depois da 2ª Guerra Mundial, a França, que até então tinha ditado os estilos de elegância, e dependia economicamente da moda para sobreviver, estava arrasada. Ao mesmo tempo os Estados Unidos desenvolveram um sistema de produção industrial de roupas que estava funcionando muito bem.

Governo, empresários e designers franceses foram aos EUA pesquisar esse sistema, e a ele incorporaram valores estéticos, como temas e cartelas de cor, transformando-o no famoso prêt-à-porter - ou "pronto para vestir". Quebrava-se, assim, a monotonia que até então imperava na indústria. Um tema de verão como os girassóis, por exemplo, iluminava cartelas sombrias, trazendo o brilho do amarelo e provocando o desejo do consumidor.

Esses temas e cartelas se propagaram para outras áreas da produção, fazendo com que tudo caminhasse numa só direção. Muitas mudanças ocorreram desde aquela época. Hoje temos vários temas que acompanham a segmentação do mercado. Estilistas e consumidores têm mais liberdade de misturar cores e modelos. Mesmo assim a moda segue direções. Então vamos a elas.

0 comentários:

Postar um comentário


;